Perguntas frequentes do questionário online para TAEs
1. Como acessar o questionário?
Para acessar o questionário você utilizará seu SIAPE e a sua data de nascimento. Caso não se lembre de seu SIAPE, clique no link “Esqueceu o seu SIAPE?”.
2. Por que o sistema pede um e-mail de contato?
O TAE deverá inserir um endereço de e-mail para que uma senha de acesso ao sistema seja encaminhada para futuros acessos. O motivo para esse procedimento é a garantia da segurança da confidencialidade dos dados informados pelo TAE, pois, dessa forma, somente com essa senha poderá acessar novamente o formulário.
3. Qual a estrutura do questionário?
O questionário tem duas partes. Na primeira, você responderá questões sobre seus dados cadastrais, formação e capacitação e ambiente organizacional. Já a segunda parte do questionário apresenta questões sobre as condições de trabalho e a jornada de 30 horas semanais.
4. Qual a duração média para responder o questionário?
O questionário tem 37 questões e, sem interrupções, a duração média para respondê-lo completamente é de aproximadamente 30 minutos. Entretanto, considerando a demanda de trabalho no setor, é possível que seu preenchimento seja feito com interrupções e demore mais para ser concluído.
5.Existe limite de tempo para responder o questionário?
Não, não há limite de tempo para responder, e as informações serão salvas automaticamente.
6. Posso começar a responder o questionário, salvar e continuar mais tarde?
Sim, o questionário não precisa ser preenchido de uma vez só. Qualquer TAE poderá iniciar, salvar as informações preenchidas e sair. Quando for continuar o preenchimento, deverá informar número do SIAPE, data de nascimento e a senha enviada no primeiro acesso para o e-mail informado. A partir desse procedimento, você terá acesso a tudo que já preencheu, podendo editar e continuar o preenchimento.
7. Em caso de dúvida, quem devo chamar?
Estamos com uma equipe de multiplicadores que foram selecionados para auxiliar no processo de coleta dos dados. Eles estão aptos a responder e a esclarecer, assim como qualquer membro do GT, informações sobre o questionário. Caso não haja nenhum multiplicador no seu setor, você pode entrar em contato diretamente com o GT pelos telefones (48) 3721-4986/4556 e pelo e-mail reorganiza@contato.ufsc.br, ou pode comparecer na sala do GT, localizada na Biblioteca Central da UFSC, 2º andar – sala Harry Laus.
8. Sou TAE de um campus fora de Florianópolis ou do Hospital Universitário. Devo responder também?
Com certeza. O questionário é para todos os TAEs da UFSC.
9. Como funciona a segurança dos dados?
Os dados preenchidos no questionário são gravados em um banco de dados na própria UFSC, sob segurança da SETIC. Ressalta-se que os dados são sigilosos, e suas informações pessoais não serão publicadas.
10. Somente os técnicos-administrativos em Educação (TAEs) responderão o questionário?
Sim. O questionário só será respondido pelos TAEs.
11. Sou obrigado a responder todas as questões?
Não. No entanto, suas respostas são importantes para conhecermos sua percepção da UFSC e nos dará subsídios para alcançarmos nossos objetivos de realizar o diagnóstico e o dimensionamento prospectivo e de criar condições para a implementação das 30 horas para todos os TAEs.
12. As informações preenchidas no questionário poderão ser publicadas?
Não. Os dados preenchidos são confidenciais, e serão utilizados para elaboração do relatório final, sem identificação nominal dos TAEs. Não há interesse nos dados individuais: o foco do trabalho são as informações do conjunto dos TAEs da UFSC. As únicas informações que poderão ser tornadas públicas posteriormente serão as relacionadas a sua formação e habilidades, que poderão compor um banco de talentos da UFSC.
13. O que é e qual a utilidade do banco de talentos?
O banco de talentos possui informações sobre a formação, experiências profissionais anteriores, cursos complementares e habilidades do trabalhador. Dessa forma, a instituição terá à disposição informações sobre as aptidões individuais que poderão orientar sua política de gestão de pessoas.